Liga das Escolas de Samba do Rio de Janeiro define ordem de desfiles das Escolas da Série A

O Carnaval 2018 já chegou. A Liga das Escolas de Samba do Rio de Janeiro definiu neste sábado, 13 de maio, na quadra da campeã do carnaval 2017 – Império Serrano, o sorteio da ordem de desfiles da Série A do Carnaval carioca. O evento foi marco inicial com vistas ao desfile do próximo ano, que acontecem nos dias 09 e 10 de fevereiro. De 13 agremiações que integram a Liga, apenas uma terá acesso ao grupo de elite do Carnaval.

Em função de ter conquistado a Série B, a Unidos de Bangu abrirá os desfiles de sexta-feira, dia 9 de fevereiro. Já o sábado, 10 de fevereiro, será iniciado pela Alegria da Zona Sul, que foi a 12ª colocada. A Unidos do Viradouro, vice-campeã em 2017, desfilará no sábado e escolheu a terceira posição de desfile. Todas as demais agremiações tiveram dia e ordem definidos por sorteio. Para isso, elas foram divididas nos seguintes pares:

Sossego – Santa Cruz

Inocentes de Belford Roxo – Renascer de Jacarepaguá

Porto da Pedra – Cubango

Rocinha – Império da Tijuca

Viradouro – Estácio de Sá – Unidos de Padre Miguel

O Império da Tijuca que ficou com a 3º posição de desfiles na sexta-feira, trocou com o Acadêmicos de Sossego e será a segunda agremiação a pisar na Sapucaí para os desfiles de 2018. O presidente Tê, da verde e branca do Morro da Formiga justifica que a concentração ao lado do Edifício Balança, mas não Cai facilita na chegada dos carros, já que o barracão fica localizado na rua Frei Caneca, ao lado da Praça da Apoteose. Já o presidente Wallace Palhares, do Acadêmicos do Sossego pediu a troca com a Império da Tijuca com a justificativa de que quanto mais tarde for iniciado o seu desfile, melhor ele organizará os componentes na concentração, visto que a agremiação fica localizada em Niteroi e a ponte Rio-Niteroi tem intenso transito de foliões que escolhem curtir o carnaval fora da cidade.

Veja como ficou a ordem dos desfiles da Série A para o Carnaval 2018:

SEXTA-FEIRA – 09/02/2018

1 – Unidos de Bangu
2 – Império da Tijuca
3 – Acadêmicos do Sossego
4 – Porto da Pedra
5 – Renascer de Jacarepaguá
6 – Estácio de Sá

SÁBADO – 10/02/2018

1 – Alegria da Zona Sul
2 – Santa Cruz
3 – Viradouro
4 – Rocinha
5 – Cubango
6 – Inocentes de Belford Roxo
7 – Unidos de Padre Miguel

Para 2018 a Liga das Escolas de Samba da Cidade do Rio de Janeiro – LIERJ, alterou o horário de início dos desfiles. A Unidos de Bangu iniciará as apresentações de sexta-feira, dia 9 de fevereiro, às 22h30, enquanto a Alegria da Zona Sul pisa no Sambódromo no sábado, dia 10 de fevereiro, às 22h.

Vale ressaltar que seis agremiações desfilarão na sexta-feira de folia, enquanto o sábado contará com sete escolas de samba.