Público na Sapucaí ganhará roteiro sobre o desfile das escolas de samba

By at outubro 31, 2009 | 20:24 | Print

Compartilhe

Descobrir o que aquela fantasia representa, o significado da comissão de frente ou a compreensão de uma alegoria ficará muito mais fácil a partir do carnaval de 2010. Um projeto inédito da Riotur, idealizado pelo pesquisador Marcos Roza, vai distribuir cerca de 300 mil roteiros dos desfiles das escolas de samba do Grupo Especial e de Acesso.
– A ideia foi levada para a Riotur e o Antônio Pedro [secretário municipal Especial de Turismo] ficou muito satisfeito com o projeto. Depois, procuramos parceiros para nos ajudar – conta Marcos Roza, que este ano, assina a pesquisa dos enredos da Mangueira, Rocinha e Imperatriz.

Os roteiros terão uma edição bilíngue (português e inglês) para atender aos turistas estrangeiros que o Sambódromo recebe durante o desfile. O “livreto” terá 72 páginas, sendo que doze para propaganda. O restante será para contar um pouco sobre a história de cada escola, o resumo da sinopse, a letra do samba-enredo e o mais importante, o roteiro dos desfiles com a representação de cada fantasia e alegoria.

– O carnaval de 2010 já se destaca pela boa qualidade dos sambas-enredos definidos pelas Agremiações do Grupo Especial e de Acesso. Os roteiros serão a possibilidade de cantar e entender o conteúdo dos enredos apresentados – diz Roza, que além de pesquisador, acumula o cargo de diretor cultural da Liga das Escolas de Samba do Grupo de Acesso (Lesga).

O tamanho do “manual” será de 15cm por 21cm. A ideia é distribuí-lo, de maneira gratuita, por toda Avenida, em camarotes, arquibancadas, frisas e nas áreas de atendimento ao turista.

Créditos: Ramiro Costa – SRZD / Carnavalesco

Notícias

Related Posts

Poste seus comentários.