Análises dos sambas enredos do carnaval 2010

By at novembro 20, 2010 | 21:01 | Print

Compartilhe

Opinar sobre a escolha nas quadras é algo muito  difícil, – quanto á poesia, tudo bem,apesar da sinopse dos carnavalescos, a melodia sofre alterações com o decorrer da gravação do CD, dos ensaios com o cantor oficial e o entrosamento com a bateria. No carnaval passado os sambas da Vila Isabel e Imperatriz eram apontados como os melhores do ano, mais nos desfiles da Sapucaí não renderam o esperado. Samba enredo é o tipo de música que tem que esperar pela acomodação, ilustração poético-melódica e rítmica do tema que agremiação desenvolve durante os desfiles.

Antigamente os grandes nomes das escolas eram os compositores e intérpretes de samba. Hoje os tempos mudaram, são os carnavalescos e as rainhas de bateria os grandes artistas do espetáculo. Particularmente, eu não gosto desse tipo de samba onde o compositor de talento é engolido pelo poder econômico. Já não se julga mais pela aceitação dos componentes principalmente as pastoras, agora o samba é submetido a uma seleção que não leva em conta o critério harmonia, beleza melódica sim o número de torcidas que agita no meio da quadra e o investimento das parcerias. E quem manda são os grandes escritórios e indústrias do samba, aqueles que aparecem em número enorme de compositores.

Os sambas de hoje não ficam mais na memória do sambista, eu acho que algumas obras acabam sendo muito descritivas, os versos são longos e de  difícil memorização. A melodia em regra, não é criativa, muitas vezes torna-se repetitiva e cansativa. Que saudades do sambas que até hoje cantamos em varias quadras e nunca, mais esqueceremos, não se trata de saudosismo, mais de qualidade e magia de quem sabe compor letra e musicas que se tornaram inesquecíveis.

nininho.samba Opinião ,

Related Posts

Poste seus comentários.