Denis Linhares

Compartilhe

Entrevista – Denis Linhares

“O Chapeleiro carioca que mascarou a Madonna no Carnaval 2010.”

Por Fábio Moraes.

Em fevereiro deste ano, quando Madonna esteve assistindo os desfiles na Marquês de Sapucaí com as filhas, levou embora mais do que recordações dos momentos que passou por aqui. A cantora carregou com ela dois chapéus-panamá e uma tiara com pensas de arara. Os acessórios que fascinaram a rainha do pop foram confeccionados pelo carioca Denis Linhares, de 45 anos, que trabalha como chapeleiro há mais de 20 anos. Foi ele também que produziu o chapéu utilizado pelo ex-namorado Jesus Luz e as máscaras de veludo preto com plumas e pedrarias que Madonna, e a filha Lourdes Maria usaram no Sambódromo, durante os desfiles das escolas de samba e no camarote da cervejaria Brahma. “Funcionários do hotel Fasano me ligaram e pediram que eu fizesse chapéus e máscaras para uma hóspede muito especial.”

Denis começou a profissão por acaso. Ex-bailarino, em meados dos anos 80 ele passou em frente a uma chapelaria que existia no Centro do Rio de Janeiro e se encantou pelo trabalho. Ele lembra que, mesmo apaixonado pelo ofício que resolveu se dedicar, achou que seria um desafio se especializar na profissão, até pouco conhecida e divulgada. “Quando comecei, as pessoas perguntavam como eu vivia disso e se alguém comprava chapéus (risos). A moda daquela época eram a viseira e o boné. Hoje em dia, é o chapéu. Ele foi adotado pelos jovens e é considerado supermoderno”, diz Denis, que orgulha-se de ter seus produtos modelando as cabeças de famosos e modelos em desfiles.

Para o carnaval 2011, Denis possui uma série de produtos que serão usados em grandes estrelas e Musas que passarão pela Sapucaí. “Estamos fazendo alguns trabalhos para o Salgueiro e acessórios para as fotos que estão sendo feitas com as Musas e Rainhas de Bateria para o Site IG. Outros trabalhos ainda estão sendo fechados e são segredo (Risos)”.

Denis, que também trabalha como consultor de estilo, apresenta alguns de seus trabalhos e produtos que serão tendência para o próximo carnaval: Ivete Sangalo.

A lista de famosos é extensa. Em janeiro, a cantora Ivete Sangalo usou uma cartola dele recoberta de seda durante a apresentação que fez no Festival de Verão de Salvador. Os chapéus de Denis são feitos artesanalmente e costurados à mão. Uma peça pode demorar até dez horas para ficar pronta e os preços variam de 100 a 1000 reais.

Mais fotos relacionadas a Denis Linhares:

 

Veja mais em www.denislinhares.com.br